• Carmem Anselmo

A verdadeira sabedoria vem de Deus


Sabedoria é algo fundamental para todas as pessoas, é ela que cobre todas as experiências humanas. A definição de sabedoria no hebraico em seus muitos aspectos inclui discernimento, visão ou insight e inteligência usada de maneira correta.

No livro de I Reis 3.5 temos o conhecido episódio do famosos rei Salomão quando o Senhor aparece em sonho para ele e lhe pergunta qual é o seu desejo. É interessante que ele como rei poderia pedir vida longa, livramento de seus inimigos e riquezas. Não haveria mal nenhum se ele pedisse isto a Deus, visto que não houve restrição! Porém nos versos 6-8 Salomão reconhece a grande responsabilidade que ele tem e da extrema necessidade da sabedoria vinda de Deus para que seu reino fosse bem sucedido. Deus concede este pedido e sua sabedoria impactou todas as áreas de sua vida, este homem foi considerado o homem mais sábio que já existiu.

Olhando para nós como cristãos no mundo corrompido pelo pecado onde as pessoas são contra Deus, em meio a tantas filosofias vãs; me pergunto será que em nossas vidas temos desejado tal sabedoria? Sabemos que existe diversos tipos de sabedoria. No livro de Tiago 3.13-17 revela que há dois tipos de sabedoria, a sabedoria terrena, animal e diabólica, a qual despreza ao Senhor e onde homem dirige sua vida segundo os desejos de seu coração como diz um trecho da música popular: “Deixa a vida me levar, vida leva eu”. Quem dirige sua vida sob esta perspectiva Deus o chama de TOLO e INSENSATO pois despreza a Lei do Senhor.

Há também a sabedoria que vem do alto e esta sim é a sabedoria de Deus! Em Tiago 3.17 vemos que tal sabedoria é pura, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. Fico maravilhada com o DEUS tão grandioso que nós servimos! Ele nos salvou e decidiu se revelar, por meio da sua Palavra, quem Ele é e como devemos dirigir nossas vidas. A sabedoria não consiste em cognição e conhecimento, mas sim, no que está escrito em Provérbios 1.7 que diz: O temor do Senhor é o princípio da sabedoria. Que Deus nos ajude a amarmos ao Senhor, este amor envolve conhecimento e prática em todas as áreas de nossas vidas, pois só na verdadeira sabedoria que está em Deus é que seremos sábios neste mundo.


No amor em Cristo

Carmem Anselmo.


35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo